Perfil

Olá! Muito prazer!! Eu sou o Eduardo.
Mas pode me chamar apenas de Edu.

Quem é o Designer,
Eduardo Cunha?

Carlos Eduardo Leite da Cunha – Eduardo Cunha – trabalhou em diversas empresas do Estado do Espírito Santo na área de comunicação, dentre elas: Departamentos de Marketing, Gráfica, Agência de Publicidade, Agência de Internet e Agência de Eventos, atuando como Coordenador de Marketing, Diretor de Criação, Diretor de Arte e/ou Arte finalista, totalizando mais de 10 anos de experiência como Designer Gráfico. Iniciou suas atividades acadêmicas, em 2004, cursando Design de Produto, na UCL – Faculdade do Centro Leste (Serra/ES). Porém, trancou o curso e transferiu seu conhecimento para se graduar como Bacharel em Design de Interiores pela FAESA – Faculdades Integradas Espírito-santenses (Vitória/ES).

Em seu currículo, estão vários cursos na área da computação gráfica, representação tridimensionais, manipulação de imagem, desenvolvimento de sites, dentre outros, como, por exemplo, Workshop de Usabilidade de Materiais Aplicados em Projetos de Interiores e Workshop de Liderança Criativa. Além disso, é Analista de Redes Sociais, certificado pelo O Melhor do Marketing (Vitória/ES), com carga horária de 30 horas e, também, é certificado pela WIS Educação (Vitória/ES), no curso de Consultoria de Imagem e Estilo, com Carga horária de 48 horas. Possui know how em combinação de cores, harmonização e organização de informações em layouts de projetos gráficos e de interiores. Atualmente, é Freelancer como Designer Gráfico, autônomo como Designer de Interiores, e prestador de serviços como professor no curso técnico em Design de Interiores do SENAC-ES – quando solicitado. Atua como Designer de Produto em projeto autorais e, esporadicamente, presta consultoria de Imagem pessoal e organização de ambientes.

Mas o que você faz?
Você é Designer de que?

Eu trabalho com Design. Desenvolvo projetos com base nos conhecimentos e experiências adquiridos durante a minha trajetória em diferentes ambientes profissionais e instituições de ensino relacionados a esse segmento. Com isso, desenvolvi uma percepção generalizada de como são produzidos os materiais gráficos, ambientes residenciais e comerciais e os produtos de consumo.

Pensando nisso, eu acredito e defendo a ideia de que o Design Gráfico, o Design de Interiores e o Design de Produto podem caminhar juntos e se complementarem em uma só linguagem, como exemplificado no esquema a baixo:

 

 

esquema-17-17

 

Portanto, eu costumo dizer que eu tenho o Design Gráfico como a profissão que acolhi, o Design de Interiores como a profissão que eu escolhi, e o Design de Produto como a profissão que eu um dia pretendo seguir.

Complicado??
Eu explico novamente!

Eu sou Designer Gráfico, por ocupação; Designer de Interiores, por graduação; Designer de Produto, por vocação. Logo, eu me defino como Designer.  O complemento, o que vem depois da palavra “Designer”, vai depender da sua necessidade ou de como poderei atendê-lo.

 

Particularidades

TCC

Meu objeto de pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso foi uma escrivaninha. Eu defendi a importância do processo criativo na elaboração de um projeto e abordei todos os assuntos relacionados ao tema, desde quando surgiu o Design, passando pela ergonomia e pelo histórico do móvel em questão, até chegar à metodologia de projeto. Por fim, elaborei e demonstrei um projeto de produto, atuei como Designer Gráfico apresentando uma embalagem e uma identidade visual para o produto, e apliquei o móvel num projeto de interiores desempenhando a função de Designer de Interiores.

Hobbies

Sou um grande apreciador de trabalhos manuais. Tenho facilidade em modelar, esculpir, desenhar e pintar. Quando não estou trabalhando, gosto de fazer miniatura de réplicas de cadeiras e de fazer pulseiras masculinas.  Além disso, gosto de praticar esportes ao ar livre, como caminhadas, corridas e andar de patins e de bicicleta. E, quando consigo um(a) parceiro(a), gosto de jogar frescobol e de jogar tênis (ou, pelo menos, tento!).